quarta-feira, 26 de abril de 2017

Encceja 2017: inscrições, data da prova e muito mais

A procura por informações sobre o Encceja 2017 aumentou nos últimos meses, isso porque o Enem deixou de valer para a emissão do certificado de conclusão do ensino médio. Saiba mais sobre a prova, inscrições e calendário.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é uma prova organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ele foi criado em 2002 e continua sendo aplicado até hoje. O objetivo é certificar os conhecimento.

O que é o Encceja?

A prova avalia não só as competências e habilidades aprendidas na escola, mas também processos formativos relacionados ao trabalho, movimentos sociais, manifestações culturais e vida familiar.
Até pouco tempo atrás, a principal função do Encceja era fazer um diagnóstico da educação básica no Brasil. Atualmente, a maioria dos brasileiros realiza a prova porque não teve a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada.tos adquiridos na escola ou fora dela.
A procura por informações sobre o Encceja 2017 aumentou nos últimos meses, isso porque o Enem deixou de valer para a emissão do certificado de conclusão do ensino médio. Saiba mais sobre a prova, inscrições e calendário.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é uma prova organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ele foi criado em 2002 e continua sendo aplicado até hoje. O objetivo é certificar os conhecimentos adquiridos na escola ou fora dela.
 

Como funciona o Encceja 2017?

O Encceja serve para obter certificado de conclusão do Ensino Fundamental, no caso de jovens e adultos com mais de 15 anos de idade na data da prova.
Entre 2009 e 2016, a versão do exame que visa a certificação do Ensino Médio, foi aplicada apenas para brasileiros no exterior. Os jovens e adultos, residentes no Brasil, tinham que prestar o ENEM para solicitar a certificação do Ensino Médio. Essa realidade, no entanto, será um pouco diferente em 2017.
O Inep anunciou que o Enem não poderá mais ser usado para obter a certificação do ensino médio. A partir desse ano, os jovens e adultos que moram no Brasil terão que fazer o Encceja para obter o documento.
O Encceja de ensino médio voltará a ser realizado no Brasil, com o intuito de proporcionar a certificação do ensino médio. Para participar do exame, os participantes deverão ter no mínimo 18 anos completos no dia da prova.

Quem pode participar?

Os jovens e adultos, que residem no Brasil ou no exterior, podem prestar o Encceja gratuitamente. As pessoas que estão privadas de liberdade também podem realizar o exame.

Qual é o formato do Encceja?

Provas Encceja de Ensino Fundamental: cobra conhecimentos de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física, Matemática, Redação, História, Geografia e Ciências Naturais.
Provas Encceja de Ensino Médio: avalia os conhecimentos com relação as seguintes áreas: Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação.
Quem pretende tirar uma boa nota no Encceja pode conferir os materiais didáticos para estudo no site do INEP. Há 8 volumes para estudantes, sendo 4 de Ensino Fundamental e outros 4 de Ensino Médio.

Inscrições Encceja 2017

Na hora de fazer a inscrição Encceja 2017, é preciso informar RG, CPF e e-mail válido. Quem mora fora do país também precisa fornecer o número do passaporte.
O INEP ainda não definiu as datas para inscrições no Encceja deste ano. De qualquer forma, o instituto já confirmou a abertura do prazo para se inscrever no segundo semestre de 2017.
Fique calmo(a) mas sempre atualizado(a).A Virtual Solutions estará por dentro de todas as noticias e melhor trazendo elas até você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...